Truques para comer menos sem passar fome

Uma das maiores dificuldades de quem deseja emagrecer é conseguir controlar a quantidade de comida que ingere. Afinal, depois mesmo daquele treino caprichado sempre bate a fome, e a gente acaba ganhando tudo (e mais) do que perdeu.

Também é difícil resistir a um almoço saboroso, um lanchinho a tarde e algumas beliscadas na frente da televisão, entre as refeições, enfim. Comer menos as vezes parece ser uma missão impossível.

Mas na verdade não é, porque controlar a quantidade de comida não é complicado. Vamos ensinar para você como fazer isso sem prejudicar a sua saúde e sem passar fome. Você vai se sentir bem as disposto e leve, acredite! Continue lendo e aprenda!

  1. Coma mais

Sim, você leu certo, para comer menos é preciso comer mais. Mas vá com calma, porque vamos explicar direitinho, do contrário, tudo vai dar errado. O intuito aqui é não chegar às refeições principais esganado de fome.

Para isso, tenha sempre consigo uma fruta, iogurte, biscoitos integrais ou outro lanche leve. Quando bater uma fominha chata, coma isso. Não espere a fome aumentar para comer dois pratos no almoço, assim você ingere algo saudável e reduz o seu apetite.

  1. Adicione fibras ao cardápio

As fibras ajudam a dar sensação de saciedade para o organismo, por isso ajudam a comer menos. Insira em sua dieta alimentos ricos nesse composto, que podem ser também as fibras solúveis. Aposte na aveia, alimentos integrais, verduras e frutas.

  1. Comece pela salada

Em cada refeição sempre prefira começar pela salada. Faça um belo prato bem colorido com hortaliças, e também de legumes. Prefira temperar com ingredientes naturais e saudáveis, como limão e azeite. A salada ajudará a preencher o estômago e tirar a fome, além de lhe fornecer nutrientes e as fibras que citamos.

  1. Coma devagar

Nossa fome não é saciada apenas porque o estômago está cheio, mas porque nosso cérebro diz para o organismo que não precisa de mais comida. Para isso ele precisa liberar hormônios responsáveis pela saciedade.

Então, dê tempo para que isso aconteça comendo mais devagar. Mastigue os alimentos sem pressa, saboreies e deixe que o cérebro promova as reações químicas. Você se sentirá satisfeito tanto física como emocionalmente, e sem comer demais.

  1. Aposte na banana

Sabe aquela vontade louca de comer doces? Ela pode ser facilmente controlada com a ingestão de banana. Isso porque ela contém substâncias que ajudam a dar sensação de prazer e bem-estar, o que reduz ansiedade, e com isso, a vontade de comer, em especial doces.

Para obter um efeito ainda melhor, pique as bananas e coloque aveia por cima. Se preferir adoçar, evite o açúcar, substituindo-o por mel. Você terá um lanche ou sobremesa saudável, gostoso e funcional.

  1. Repense o seu prato

Como tirar a foto perfeita da sua comida e postar no instagram?

Sabe aqueles pratos enormes? Evite-os. Quanto mais espaço mais comida cabe e mais você vai comer. Prefira usar pratos menores, que além de não comportarem muita comida, darão ao cérebro a impressão de muita dela, porque haverá pouco espaço vazio.

Também comece organizando o prato com aquilo que é saudável, como saladas, proteínas magras e legumes. Depois vá para o arroz, carboidratos e outros. Assim a porção de comida saudável será maior e sua ingestão de nutrientes também.

  1. Use potes para beliscar

E se bater aquela vontade de beliscar as coisas? Se você for atendê-la evite levar a embalagem consigo. Coloque uma porção num pote e coma apenas ela. Prefira fez isso devagar, saboreando cada grão que você mastigar.

Mas se quiser comer bastante, aposte na pipoca. Ela é aliada da dieta se você não carregar na manteiga ou no queijo. Prefira receitas light de pipoca feita com água ou apenas no calor.

  1. Capriche na variedade

Quando o organismo não recebe nutrientes ele fica com fome. Isso porque a carência de vitaminas desregula a produção hormonal, que afeta também a sensação de saciedade. Assim você pode comer o dia inteiro, até mesmo alimentos pesados, mas se não estiver nutrido, sentirá fome.

Então, não se trata de comer bastante, mas comer bem. Seu cardápio deve ser variado e rico em nutrientes para não sofrer desse mal, chamado “fome oculta”. Oferecendo para o organismo as substâncias que ele precisa para trabalhar, sua fome será menor porque seu corpo estará abastecido. Afinal, não precisa de quantidade, mas de qualidade.

Tenha cuidado com algumas dicas para comer menos, e também truques que podem colocar em risco sua saúde. O melhor meio de comer menos é reeducar o seu paladar e oferecer para organismo aquilo que ele precisa. Assim você estará saudável, não passará fome e conseguirá controlar o seu peso.

 

Cecilia Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *